VISITA AO BORBOLETÁRIO

CASCAIS

A visita guiada ao Borboletário proporciona uma viagem ao mundo das borboletas.

Nesta atividade, o visitante será acompanhado por um monitor, que o conduzirá numa viagem, respondendo a todas as questões que vão surgindo.

PRÓXIMAS VISITAS: 19 NOVEMBRO

Para reservas preencha por favor o formulário apresentado, indicando a data pretendida e todas as suas questões. Será contactado pela empresa para concluir todos os procedimentos da reserva.

Visão Geral

  • Ponto de encontro: Parque Urbano Quinta de Rana – Rua Feliciano Moreira, Quinta de Rana
  • Horário : das 10h30 às 11h30
  • Duração : 1h

Tabela de Preços*

  • €3,50 por pessoa
  • Nota: Participantes: min. 5, máx. 20
  • Todas as inscrições devem ser efectuadas até às 12h do último dia útil que antecede a atividade.

Quem Realiza?

Cascais Ambiente

+INFO (Carregue para abrir)

Q:Descrição da Actividade

A visita a este espaço é uma excelente oportunidade para conhecer a diversidade e riqueza de borboletas que existem na região e para tomar consciência da necessidade de preservarmos os seus habitats:

Visitas guiadas | Com acompanhamento de monitor e têm a duração aproximada de 50 minutos. Inclui a visita ao jardim e interior do laboratório. Têm como objetivo ensinar a biologia das borboletas e sua ligação com as plantas, e compreender a importância das borboletas no equilíbrio dos ecossistemas.

Q:Breve descrição do Borboletário

O Borboletário, situado no Parque Urbano da Quinta de Rana, é um espaço dedicado à criação de borboletas, onde é possível observar as diferentes fases do seu ciclo de vida: ovos, lagartas, crisálidas e borboletas.

A estrutura do Borboletário é única e remete visualmente para a imagem de um casulo em fase de metamorfose. No seu interior encontra-se um jardim com espécies da flora local, onde é possível observar borboletas a voar livremente. O espaço integra ainda um laboratório acessível ao público, cuja função é a criação dos ovos, das lagartas e das crisálidas.

No Borboletário os visitantes podem conhecer as espécies de borboletas que existem na região de Cascais. É também um espaço onde se ensina a biologia deste grupo de insetos e a sua ligação com as plantas,proporcionando aos visitantes uma experiência de observação e aprendizagem que contribui para o despertar e interesse da Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Q:A importância das Borboletas

As borboletas são indicadoras da qualidade ambiental. Quando observadas em grande quantidade e variedade, significa que estamos perante uma área de grande riqueza biológica, encontrando-se pouco ou nada poluída. Sem elas, muitas plantas correriam o risco de desaparecer, e consequentemente trariam graves perdas para a fauna, onde muitas espécies alimentam-se de plantas polinizadas pelas borboletas.

A sua função polinizadora é de elevada importância, existindo algumas espécies de flores polinizadas exclusivamente por determinadas espécies de borboletas, como as da Família Sphingidae. Estas são robustas e têm um bater das asas muito rápido. No entanto, o que realmente as diferencia de todas as outras é o facto de serem dotadas de uma longa espiritromba (aparelho bucal), característica fundamental para o seu excelente papel de polinizadoras.

As borboletas constituem, ainda, uma importante fonte de alimento para muitos animais, desde aves, répteis, anfíbios, pequenos mamíferos, aranhas e até mesmo outros insetos..